Políticas Educacionais no Brasil

O que podemos aprender com casos reais de implementação?

Este livro apresenta um conjunto de seis estudos de caso de implementação de políticas educacionais no Brasil. Com ele pretende-se, em primeiro lugar, contribuir para a melhoria da formação de lideranças na educação pública brasileira por meio do estudo de experiências reais, com análise criteriosa de fatos e embasamento teórico robusto. Em segundo lugar, disseminar a metodologia de ensino com estudos de caso, ainda incomum nas escolas brasileiras de educação e gestão pública. Os casos não são “de sucesso”, relatam uma política de forma que o leitor perceba pontos fortes e fracos de sua implementação.

Políticas educacionais: o que podemos aprender com casos reais de implementação? e os materiais digitais de apoio que o acompanham poderão ser usados como suporte didático em cursos de licenciatura e pedagogia, bem como nas áreas de administração e políticas públicas, estabelecendo conexões entre teoria e prática no ambiente acadêmico. Há três capítulos com conteúdo teórico de educação, gestão pública e liderança, além de um capítulo com sugestões de como usar este livro,
com o intuito de facilitar a familiarização dos leitores com a estratégia didática apresentada.

Acreditamos que produzir conteúdos como esses sobre o nosso país vai contribuir na implementação de novas políticas públicas na área da educação – e eventualmente em outras áreas – por sua capacidade de aprofundar discussões que promovam a aprendizagem em gestão pública.

Download aqui