Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação?
Contribuindo para a formação de gestores públicos em educação com a produção de casos para ensino com experiências reais
O projeto tem como objetivo aprimorar os processos formativos dos gestores públicos, principalmente da área de educação, com a produção de materiais didáticos e de apoio a professores de ensino superior. Os materiais são produzidos no formato de casos de ensino, para promover aulas e dinâmicas de discussão mediada em cursos de formação de gestores públicos. Os materiais de apoio incluem propostas de aula, instruções de uso dos casos, sugestões de atividades para os alunos e aulas gravadas.
Os organizadores, Danilo Dalmon, Felipe Michel Braga e Caetano Siqueira cursaram uma disciplina na Universidade de Stanford chamada “Leading Change in Public Education”. Essa disciplina utiliza casos de ensino baseados em experiências de gestores públicos de educação nos Estados Unidos. Esse curso inspirou a iniciativa de trazer a metodologia utilizada para o Brasil.
O projeto conta com o apoio do Instituto Natura, Fundação Lemann, Editora SM e Instituto Unibanco. Além disso, possui o suporte técnico de especialistas como David Plank, Cleuza Repulho, Pilar Lacerda, Luis Felipe d’Avila, Eugênio Mussaki, Mozart Ramos e Ricardo Henriques. Neste site você encontra todos os materiais produzidos gratuitamente sob licença Creative Commons BY-NC 4.0.
Ao longo de 2017 e do primeiro semestre de 2018, a equipe trabalhou na produção dos casos, na redação dos capítulos adicionais que farão parte do livro e na realização de aulas-teste para aprimorar os casos e os materiais de apoio. Ao longo do segundo semestre de 2018 o livro foi produzido e lançado.
Equipe
Bruno Schettini
Autor: A liderança na gestão pública da educação |
Mestre em Políticas Públicas, tornou-se oficial da Marinha do Brasil em 1994. Em 2005, ingressou na Polícia Rodoviária Federal, onde desenvolveu a Metodologia de Gerenciamento de Projetos e o Planejamento Estratégico do órgão. Primeiro Reitor da Academia Nacional da PRF, foi consultor da Organização Mundial de Saúde e membro do Comitê de Segurança Viária da Associação Internacional de Chefes de Polícia. Bolsista da Chevening FCO, da Fundação Lemann e da KE Seed Fund, atuou como pesquisador da Universidade de Oxford. Atualmente é Coordenador-Geral de Políticas de Segurança Pública no Ministério da Segurança Pública. |
Caetano Pansani Siqueira
Organizador |
Economista pela USP, trabalhou com material didático e avaliações na Geekie, uma startup de tecnologia para a educação, onde também atuou como head de gente e gestão. Em paralelo, foi educador voluntário e coordenador de formação no Crea+ e autor de material didático de aprendizado socioemocional na Semente. No mestrado em Stanford, pesquisou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na primeira infância. De volta para o Brasil foi trabalhar no Ministério da Educação como diretor de programas. |
Camila Neves Camilo
Autora: Caso da SME Rio de Janeiro |
Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi repórter da revista Nova Escola, onde concorreu ao Prêmio Esso na categoria Educação. Também atuou como Consultora de Comunicação para o Semiárido no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Atualmente coordena os times de professores autores de Educação Infantil e Inglês no projeto Planos de Aula da Associação Nova Escola. |
Carina Rabelo de Souza Fonseca
Coautora: Políticas públicas e os dilemas da gestão pública – teorias e conceitos |
Mestre e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui bacharelado em Gestão Pública pela UFMG e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas (Publicus) e do Grupo Interdisciplinar de Metodologia e Avaliação de Políticas Públicas (Gimapp) da UFMG. Suas áreas de interesse são: federalismo, descentralização, políticas públicas e políticas de educação básica em perspectiva comparada. |
Danilo Leite Dalmon
Organizador |
Mestre em Educação Internacional Comparada pela Universidade de Stanford e em Ciência da Computação pela USP, graduado em engenharia de controle e automação pela Unicamp. Já na graduação se interessava por educação, trabalhando como monitor e representante discente. Atuou na área de softwares industriais e educacionais, como docente em cursos de formação de professores, no Instituto Federal de São Paulo e na Fatec. Trabalhou com políticas educacionais no Instituto Natura e hoje é Coordenador-Geral de Educação Integral no Ministério da Educação. |
Demétrio Rosa Weber
Autor: Caso da SME Belo Horizonte e SEE Goiás |
Mestre em Direitos Humanos, Cidadania e Violência, é jornalista desde 1995, com foco em desenvolvimento e educação. Atuou nos jornais Zero Hora, O Estado de S. Paulo e O Globo. Foi consultor da Unesco e prestou assessoria de comunicação para o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura. Em 2009 publicou reportagem sobre o sistema educacional dos Estados Unidos no jornal The Washington Post. Em 2013 venceu o Prêmio Esso de Jornalismo na categoria Informação Econômica. Atualmente coordena a assessoria de comunicação da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. |
Felipe Michel Braga
Organizador e coautor Introdução |
Economista pela UFMG e Administrador Público pela FJP-MG, com mestrado em educação por Stanford. É servidor público em Minas Gerais, tendo trabalhado no Programa Estado para Resultados e no Escritório de Prioridades Estratégicas. Tem experiência com formulação, implementação e avaliação de políticas educacionais. Licenciado no Estado, desde 2016, atua como Coordenador de Relações Institucionais e Governamentais na Fundação Lemann, na articulação com instituições públicas, do terceiro setor e universidades parceiras. |
Fernando Abrucio
Coautor Introdução e autor: Uma breve história da educação como |
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Ganhador de prêmios por suas pesquisas em administração pública. É professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (SP) desde 1995. Foi Coordenador da Graduação, e do Mestrado e Doutorado em Administração Pública e Governo. Trabalhou como colunista político do Jornal Valor Econômico S/A e da Revista Época. É Coordenador do GT Poder Político e Controles Democráticos da ANPOCS. Pesquisa nas área de Ciência Política, Administração Pública, Políticas Públicas e Política Comparada, com ênfase em Educação, Relações Intergovernamentais e Federalismo, bem como sobre Reforma do Estado e gestão pública. |
Flávia Felizado David
Secretária Executiva e coautora: Políticas públicas e os dilemas da gestão pública – teorias e conceitos |
Mestre em Ciência Política (DCP/UFMG) e Cientista Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é doutoranda em Ciência Política no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (2014-2018). Tem interesse de pesquisa sobre temas relacionados a federalismo, relações intergovernamentais, políticas públicas e intersetorialidade. Possui experiência em coordenação e implementação de projetos sociais e ambientais. |
Ilona Becskéhazy
Autora: Caso SME de Sobral |
Doutora na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com foco em Política Educacional. Mestre em Educação Brasileira pela PUC-Rio. Pós-graduada em Finanças pela FGV de São Paulo e com especialização em Administração para organizações sem fins lucrativos pela Harvard Business School. Desde 2011 é comentarista do boletim Missão Aluno da rádio CBN e consultora de políticas educacionais para organizações sens fins lucrativos e governos. É coordenadora geral da consultoria do projeto de elaboração do novo currículo de Sobral-CE. |
Jéssica Mara Viana Pereira
Coautora: Políticas públicas e os dilemas da gestão pública – teorias e conceitos |
Doutoranda e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Gestão Pública pela UFMG e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas (Publicus) e do Grupo Interdisciplinar de Metodologia e Avaliação de Políticas Públicas (Gimapp) da UFMG. Suas áreas de interesse são: federalismo, descentralização, políticas públicas e políticas de educação básica. |
Márcia Soares
Autora: Aprendendo e ensinando com casos de educação |
Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Foi professora da PUC Minas e da Fundação João Pinheiro e diretora da Central de Projetos na Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde leciona nos cursos de graduação em Gestão Pública e em Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Suas áreas de interesse profissional abrangem federalismo, relações intergovernamentais, políticas públicas, monitoramento e avaliação. |
Sabine Righetti
Autora: Caso da SEE do Amazonas |
Jornalista com mestrado e doutorado em Ciências pela Unicamp. É professora doutora do departamento de Gestão Pública da FGV-SP e pesquisadora associada à Unicamp na área de avaliação de educação, com passagens pela Universidade de Michigan e pela Universidade de Stanford (EUA). Atua também como colunista da Folha de S.Paulo com o blog Abecedário e organiza o Ranking Universitário Folha desde a sua primeira edição (2012). Fundadora da consultoria acadêmica Data14, que trabalha com produção de informação estratégica em educação. |
Solange Azevedo
Autora: Caso da SME de Florianópolis |
Jornalista formada pela PUC-SP, com passagens como editora e repórter por Época, IstoÉ e Claudia. Tem experiência em gestão, edição e produção de conteúdo para outros veículos, como Repórter Brasil e GQ; além de redação de livro, pesquisa de roteiro e análise de imagem e reputação de marcas e governos. Classificada pelo Jornalistas&Cia entre os profissionais brasileiros mais premiados de todos os tempos. Recebeu o Prêmio Excelência Jornalística em Direitos Humanos e Serviços à Sociedade. É coautora de reportagem publicada no livro “Lo mejor del periodismo de América Latina”. |
Vinícius Cassio Barqueiro
Apoio pedagógico e autor: O estudo de caso como estratégia didática |
Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF, com extensão em Blended Education pelo IE Business School. Licenciado em Língua Portuguesa e bacharel em Linguística e Língua Portuguesa pela USP. Atuou como designer instrucional para diversas instituições de ensino, empresas, órgãos governamentais e terceiro setor. Também é autor de materiais didáticos do Sistema Mackenzie de Ensino e professor-tutor do programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco. Desde 2013 trabalha no Insper, atualmente com foco na condução dos processos de gestão e desenvolvimento docente. |