Casos de Ensino

Acesse aqui os casos produzidos pelo projeto. Eles são de uso e reprodução livre, sob licença Creative Commons BY-NC 4.0.

Cada caso conta a experiência de um gestor público durante a implementação de uma política educacional. Ele apresenta o ponto de vista do tomador de decisão no governo, um secretário de educação estadual ou municipal, e também outros pontos de vista, como do sindicato, dos professores e de opositores políticos. Os textos normalmente não descrevem o desfecho da história, deixando a cargo do leitor imaginar o que faria na posição do protagonista e as consequências de suas ações. Além disso, não são “casos de sucesso”: o leitor deve perceber os pontos fortes e os fracos da implementação da política relatada.

Leia os casos para aprender mais sobre os dilemas que a gestão pública impõe aos líderes das políticas educacionais. Caso esteja em um curso, leia-os de forma direcionada de acordo com as perguntas orientadoras do professor. Caso seja um professor, leia os casos e em seguida acesse os materiais de apoio para planejar suas aulas usando os casos.

 

Lista de Casos

 

Caso 1: Sangue, suor e lágrimas: uma proposta de olhar sistêmico para a educação do Rio de Janeiro

 

Em um dos primeiros encontros com os gestores escolares, a secretária foi taxativa: “Eu prometo uma coisa: sangue, suor e lágrimas. Mas vamos ter muita alegria depois, porque transformar a educação não é para qualquer um”. O principal desafio de Cláudia Costin era, então, convencer a comunidade educacional do Rio de Janeiro de que a transformação que ela pretendia trazer era realmente benéfica. E, mais do que isso, ela precisava garantir que as melhorias realizadas fossem perenes, que não ficassem presas àquela gestão.

 

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Caso 2: Um coração apertado: a primeira proposta de parceria público-privada em educação no Brasil

 

Para a Secretária Municipal de Educação Macaé e sua equipe, a meta era clara. Restava descobrir como atingi-la. Em apenas quatro anos, seria preciso superar a burocracia, a falta de recursos e as limitações administrativas e de pessoal. Quem deu a resposta foi o próprio prefeito, Lacerda: a prefeitura firmaria uma parceria público-privada (PPP), a primeira do Brasil na área de educação. Lacerda estava convencido de que havia encontrado a solução para um dos principais desafios de sua gestão. Macaé, não.

 

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Caso 3: Um farol a iluminar o caminho: o esforço para tentar aprovar um empréstimo que prometia colocar Florianópolis na vanguarda da educação

 

Rodolfo tinha certeza de que não seria uma batalha fácil, pois conhecia a burocracia envolvida em financiamentos internacionais. Além de gerenciar a Secretaria Municipal da Educação, ele teria de solucionar todos os problemas técnicos para viabilizar o empréstimo e, mais desafiador ainda, mobilizar outros atores necessários para liberar os recursos. Apesar da experiência, tinha de correr contra o tempo, já que faltavam menos de três anos para a próxima eleição.

 

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Caso 4: Na escuridão da floresta, a imagem do professor: uma solução tecnológica para o ensino médio das comunidades encravadas na Amazônia

 

Para Gedeão, “o interior do Amazonas era absolutamente abandonado”. Familiarizado com a realidade do interior do Nordeste, Gedeão sentiu, naquele trabalho de levantamento de demanda escolar, que estava tendo contato de vez com a realidade mais crua amazonense. Àquela época, parecia impossível que todos os jovens desse interior tão abandonado pudessem estudar até o 3o ano do ensino médio. Ou seria?

 

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Caso 5: Sobressaltos ou fortuna: as idas e vindas para tentar tirar a educação da idade das cavernas em uma terra desolada

 

O prefeito Cid Gomes e seu irmão Ivo Gomes, secretário municipal de Educação, ambos agora no segundo mandato, vão tentar resolver esse problema e superar os muitos obstáculos contextuais de Sobral implementando uma miríade de iniciativas e reformas. Todas as políticas tinham alguma base e expectativas de resultados, mas isso não era o suficiente para garantir o
sucesso daquelas políticas desenvolvidas especialmente para a área da educação. Até quando se deve esperar os
resultados de uma política pública?

 

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Caso 6: Uma reforma sem “reinventar a roda”: o projeto de transformação que passou por cima de professores e diretores em Goiás

 

Thiago estava convencido de que essa defasagem da rede de ensino goiana decorria de problemas tão elementares que seria possível dar um salto de qualidade em pouco tempo e mudar o cenário da educação no estado. Para isso, bastariam ações simples, como iniciativas já comprovadamente bem-sucedidas em outros lugares. Agora, restava selecionar quais dessas ações seriam executadas e implementá-las de forma articulada.

 

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