Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/8/b3/76/casosdepoliticas1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Casos de políticas públicas colaboram no debate da faculdade | Políticas Educacionais no Brasil

“Um livro leve, que mostra os desafios reais de quem implementa políticas públicas de educação e a teoria que colabora para o entendimento das ações”. Esses foram os comentários do estudante Éder Rocha Coura sobre o livro “Políticas Educacionais no Brasil: o que podemos aprender com casos reais de implementação”. Ele cursa o 7º período da graduação em Administração Pública na Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte (MG). Na disciplina “Liderando a Mudança em Educação Pública”, ele e sua turma baixaram o livro em PDF discutiram sobre o histórico das políticas educacionais no Brasil, os perfis de liderança, as teorias da administração pública e cada um dos seis casos das secretarias estaduais e municipais de educação apresentados.

A disciplina foi ministrada por Felipe Michel Braga, um dos autores e organizadores do livro (para conhecer outra possibilidade de uso da publicação em sala de aula, veja como a pesquisadora Sabine Righetti realizou seu planejamento). Para as duas últimas aulas do curso, o educador escolheu como ponto de partida o capítulo “Aprendendo e ensinando com casos de educação”, escrito por Márcia Miranda Soares (Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG). Braga ressalta que esse texto favorece a discussão sobre formas ideias da implementação, tempo da maturação das propostas e o impacto do contexto local. “Foi interessante notar como os estudantes relacionaram essas questões com os casos estudados no livro, ressaltando os atores que aparecem com mais frequência, por exemplo, o papel do sindicato. De um lado, o corporativismo e a resistência a mudanças, de outro, a representação de classe e a defesa dos interesses dos professores”, conta o autor.

O estudante Éder Rocha Coura com o livro em seu computador.

Éder Rocha Coura e o site do livro.

Para complementar as aulas, Braga apresentou também um caso da política pública do estado norte-americano do Tennessee. “Minha intenção foi mostrar como ocorreu o envolvimento dos interessados na proposta dos Estados Unidos e possibilitar que os alunos comparassem os desafios enfrentados no Brasil e no exterior”, diz.

Metodologia e aprendizagem

O autor avalia que o resultado do semestre foi positivo: “Os conteúdos impactaram na aprendizagem da turma e isso pode colaborar para que implementem boas políticas no futuro. Notei que a metodologia favoreceu o envolvimento dos estudantes, mesmo daqueles que não participam com frequência”, conta. Éder complementa com seu ponto de vista de estudante: “Na graduação, estudamos políticas de diversas áreas, mas nessa disciplina tivemos como aprofundar os conhecimentos de educação, verificando como muitos fatores interferem nas ações e nos resultados, como a participação dos três entes da federação, o financiamento e a legislação”, diz.